4 Dicas para evitar erros na impressão dos seus materiais

Quando um projeto gráfico é enviado via impressão online pode acontecer de ficar aquela dúvida sobre o resultado da peça, não é mesmo? Isso é normal e acontece porque a impressora possui muitas variações em sua configuração que afetam o produto final drasticamente. Mas, fique tranquilo, porque temos 4 dicas para evitar erros de impressão de folders e folhetos!

A distância entre sua empresa e uma gráfica online não é uma desculpa para produzir um material de qualidade duvidável. Então, primeiro acerte detalhes como: melhor gramatura, papel e medidas para seus folders e folhetos. Em seguida, vêm os detalhes gráficos.

1.Imagens adequadas ao tamanho da peça

Trabalhar com imagens em alta é essencial para fazer uma impressão online de qualidade. Por isso, verifique a definição de suas fotos ou infográficos não vão ficar para que eles não fiquem pixelados quando seus folhetos e folders forem impressos, principalmente se estiverem em formatos grandes.

2.Ajuste de cores

Normalmente as impressoras de uma gráfica estão ajustadas para imprimir no padrão CMYK. Se você fizer seu arquivo no padrão RGB, não significa que ele não será impresso, pois há uma forma de convertê-lo para CMYK, porém o resultado pode não ficar tão fiel quanto você gostaria. Assim, ajuste a configuração de impressão para CMYK para trabalhar no mesmo padrão da gráfica.

Outra dica importante: para ter uma boa cobertura dos tons de preto, solicite informações de como calçá-lo com outras cores para conseguir mais intensidade.

E não esqueça que as cores vistas na tela do seu computador e do seu celular não são fiéis ao que será impresso no papel. Pois, além de trabalhar no padrão RGB, os monitores são emissores de luz. Considere isso ao trabalhar seu arquivo e use tabelas de cores.

3.Verifique se o texto está em curvas

Quando se troca arquivos, é necessário que todos os computadores envolvidos tenham as mesmas fontes instaladas, caso contrário ou softwares fazem substituições que podem alterar os estilos escolhidos e mesmo os layouts dos arquivos (tamanho dos textos e caixas, por exemplo).

Como sua empresa e a gráfica online vão trocar arquivos, a melhor maneira de garantir que não haja problemas de troca de fontes e layout é convertendo o texto em curvas.

4.Insira sangrias em seus folhetos e folders

Como seus folhetos e folders vão precisar de cortes para ficar dentro das medidas solicitadas por você, é preciso colocar uma marca de corte para orientar a equipe da gráfica online nessa etapa. Além disso, colocar margens de segurança na peça evita que o texto ou a foto fiquem muito próximos da borda, e sejam cortados indevidamente. Sangrias (imagens que “vazam” além da área de corte) são essenciais para evitar aqueles filetezinhos brancos nas bordas dos impressos.

Essas são algumas das nossas recomendações para evitar erros na impressão online de folhetos e folders. Se tiver mais alguma dúvida quando for criar seu projeto gráfico, contate os profissionais da Mult Service, eles darão uma consultoria especializada.