5 dicas para vender mais usando as redes sociais

Desde os primórdios da vida comercial, teve mais sucesso quem entendeu o espírito do seu próprio tempo. Aqueles que captaram o sentimento geral de uma época. Ou seja – na hora de vender, se dá melhor quem compreende o que as pessoas querem e como elas querem. Hoje, em plena era digital, é sabido que as pessoas querem uma porção de coisas como praticidade, velocidade, precisão, atenção, entre outras coisas, tudo ao mesmo tempo. Para lidar com o desafio de atender a tudo isso, temos como auxílio as redes sociais.

Para os brasileiros isso fica ainda mais amplificado. É um dos países com os maiores índices de uso das redes em todo o mundo, especialmente os jovens. É o Brasil quem puxa os dados da Global Web Index, que apontam que na América do Sul, o tempo médio de uso diário das redes sociais é de 212 minutos. Isso dá o tom do protagonismo das redes sociais nas relações humanas do tempo presente. Para quem tem negócios online, ignorar esse potencial é o ingrediente principal na receita do fracasso.

Como cada rede social tem a sua particularidade, é importante entender o que extrair de melhor em cada uma delas. Por isso, preparamos algumas dicas rápidas que vão ajudar o empreendedor digital a vender mais usando as redes sociais. Seja um produto ou um serviço, aumentar as vendas utilizando as redes sociais requer planejamento, disciplina e assiduidade. Não há passe de mágica, mas, colocando em prática uma boa estratégia, o retorno é certo.

Um conteúdo relevante ajuda a vender mais nas redes sociais

O primeiro e mais básico dos pontos talvez seja também o mais desafiador: criar conteúdo original relevante nas redes sociais. Esse é o mandamento mais repetido e perseguido pelos empreendedores digitais que buscam vender mais utilizando as redes sociais. Para isso, é preciso colocar o desejo de atender as necessidades do seu público antes do desejo de vender.

O que o público alvo do seu produto ou serviço busca, quando compra o que você vende? Praticidade? Conforto? Saúde? Aperfeiçoamento? Crie conteúdo que fale indiretamente sobre o tipo de benefício ou experiência que você oferece, ou sobre o que normalmente é de interesse de quem pode querer o que você está oferecendo. Isso requer ouvidos abertos e dedicação.

Imagem não é tudo, mas é 100%

Muita gente defende que nas redes sociais, antes de ser, o importante é parecer. A discussão é muito mais profunda do que um artigo pode explorar, mas o fato é que o cérebro humano assimila imagens com muito mais rapidez do que um texto. Conforme mencionado acima, trata-se do espírito do tempo – tudo que favorecer a agilidade vai acabar te ajudando. Investir numa identidade visual marcante e numa exposição criativa não só do que você vende, mas também do conteúdo que você oferece, fará muita diferença na hora de transformar a sua audiência em consumidores.

Quem é assíduo na medida certa vai vender mais nas redes sociais

Para compor a média de minutos de uso diário das redes sociais, as pessoas entram e saem dos seus canais favoritos várias vezes ao dia. Esse uso diluído, somado à quantidade de pessoas e de negócios online querendo vender mais nas redes sociais, torna imprescindível uma frequência razoável de postagens, para que sua marca não fique esquecida em meio à torrente de informações das redes.

Gestores profissionais de conteúdo nas redes sociais têm como prática adotar um calendário editorial pré-definido. É importante prever o tipo de conteúdo a ser postado e em qual rede, a melhor data e, sobretudo, o melhor horário. Existem diversos estudos públicos sobre os horários de pico de cada rede social, e estar ligado nisso vai ajudar a potencializar a sua audiência. Aproveitar o mesmo conteúdo para diferentes redes sociais, com ajustes para as características de cada uma delas, também vai te ajudar a vender mais.

Faça uso inteligente de ferramentas de gestão de redes sociais

É óbvio que as empresas donas das redes sociais querem que você use somente as ferramentas disponibilizadas por eles. Mas existem outras ferramentas de terceiros que permitem um olhar holístico sobre tudo que seu negócio online produz de conteúdo em diferentes plataformas. Isso é bastante útil para quem sabe trabalhar em diversas frentes para vender mais nas redes sociais. Ferramentas como o SocialOomph, o Scup e o Hootsuite são práticas, intuitivas e custam pouco.

Dar atenção requer interação (e muita dedicação)

Seja no mundo físico ou no online, todo consumidor quer ter um pouquinho de atenção. Afinal, todo mundo prefere investir seu suado dinheirinho em coisas oferecidas por quem nos trata bem. A gestão das redes sociais voltada para os negócios é cheia de técnicas e estratégias de diferentes níveis, mas nada vai funcionar se você não interagir com o seu público.

Para que isso seja bem feito, é preciso partir do princípio de que cada curtida ou comentário tem valor. Mesmo os negativos. Tenha os ouvidos abertos e humildade em aceitar críticas. Muitas vezes uma crítica bem recebida pode ser revertida em admiração nas redes sociais, e as pessoas falam sobre isso. Por isso, investir tempo, dedicação e empatia, ou seja, humanizar o atendimento nas redes sociais, certamente te ajudará a vender mais.